top of page
  • Foto do escritorContador de Histórias

Universo Zero: Ataques a Hiroshima e Nagasaki

Atualizado: 23 de mai. de 2022


O ano era 1945, a Segunda Guerra estava se aproximando de seu final. O presidente Harry Truman dos Estados Unidos, o ditador Joseph Stalin da União Soviética e o primeiro-ministro Winston Churchill do Reino Unido (que depois foi substituído por Clement Attlee) já se reuniam para discutir as condições que seriam impostas a Alemanha.


Porém, o governo estadunidense temiam que as tropas japonesas fossem mais difíceis em se render somados ao temor de que os soviéticos ficassem com a glória de terem acabado com a guerra. Então para evitar um ataque territorial, foi emitida a Declaração de Postdan que exigia a rendição imediata do Japão ou o país seria destruído por suas armas atômicas.


Os japoneses se recusaram a aceitar os termos dos Aliados e com isso uma bomba atômica foi lançada em Hiroshima no dia 6 de agosto matando imediatamente cerca de 80 mil japoneses. Três dias depois uma outra bomba foi lançada em Nagasaki matando cerca de 40 mil japoneses. O que forçou a rendição do Japão no dia 14 de agosto de 1945. Ao longo dos anos, outros milhares morreram por conta da radiação. Até o final do século XX já passariam dos 200 mil.


Os sintomas são visíveis até os dias de hoje como catarata, leucemia, diversos tipos de câncer, síndrome cerebral, queimaduras.


Esses ataques formam um dos momentos mais terríveis na história da humanidade. Uma tragédia que ceifaria diversos japoneses.


O Universo Zero está de volta nesse momento em que o Brasil supera os 500 mil mortos que vieram não por um ataque estrangeiro mas por causa do próprio governo que permitiu que um vírus se espalhasse enquanto deliberadamente impedia o funcionamento de qualquer medida comprovadamente cientifica para combatê-lo.


Referências:



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


22770482_1151551381645037_3620180033157523665_o.jpg

Bruno Lago

bottom of page