Quando o primeiro episódio da nova série Bad Batch saiu, gerou um retcon ao que havia sido estabelecido nos quadrinhos de Kanan. As duas histórias são oficialmente consideradas parte do canon de Star Wars, porém mostram duas versões diferentes para os eventos relacionados a morte da mestra Depa Billlaba durante a Ordem 66.
Mesmo assim, talvez ainda dê para encaixar essas duas versões dentro desse universo, pelo menos de um certo ponto de vista (como já diria Obi-Wan Kenobi). Fica estabelecido no quadrinho que toda essa história é uma grande lembrança que Kanan e essa é a nossa deixa para especularmos, já que vimos desde Uma Nova Esperança que memória não é exatamente o forte dos jedi.
Nos quadrinhos, Depa vai até o planeta Keller junto com seu padawan Caleb Dume (que mais tarde mudaria o nome para Kanan Jarrus) para tomar o planeta dos separatistas. O general separatista vai embora e deixa o governo local para se virar com os republicanos.
Quando a Depa Billaba vai falar com o governo do planeta, eles deixam bem claro que não veem diferença entre serem controlados pela República ou pelos Separatistas. Seriam dominados por generais da mesma forma. Caleb acha um insulto comparar sua mestra com o outro general, mas Depa acaba não respondendo as acusações já que preferia mostrar com atitudes do que com palavras e em vez disso, diz apenas que iria acampar naquele planeta mesmo.
Enquanto estavam dormindo, tanto Caleb quanto Depa podem ter tido a visão mostrada nos quadrinhos dos clones se voltando contra os jedi em seus sonhos. O que explicaria a cara de terror da Depa ao ver simplesmente o clone recebendo uma ordem do que seria considerado por ela até então como chanceler.
Apesar de não ficar claro nos quadrinhos, o general poderia ter largado seus droides a fuga e o próprio governo local os utilizou contra o a República na manhã do dia seguinte para que nenhum dos exércitos dominaria o planeta. É aí que chega o Bad Batch para destruir os droides e acontece a Ordem 66 e o comandante Grey assassina a mestra jedi e o Caleb inicia sua fuga.
Ao longo dos anos, é possível que toda essa missão em Keller tenha se misturado na cabeça de Kanan, mantendo somente o pavor de ver seus antigos amigos se voltando contra eles e esquecendo qualquer participação da Bad Batch que não tinham qualquer conexão emocional com ele e por isso teve um peso mil vezes menor. O que poderia explicar as duas maneiras diferentes para a execução da Depa Billaba dentro do canon, assim como a de quais clones perseguem ele na floresta (na série são Hunter e Crosshair enquanto nos quadrinhos são seus antigos amigos Styles e Grey)
Claro que a explicação mais óbvia é apenas que Dave Filoni ignorou os quadrinhos pra contar sua própria história, mas nada impede que a gente possa viajar um pouco na nossa imaginação para conectar as duas histórias.
Comments