Este post não será para explicar a teoria em si, mas para mostrar como surgiu a teoria e seu impacto na história (até porque o escritor aqui que vos fala é de humanas e nunca foi muito bom nas aulas de Física)
Albert Einstein nasceu em Ulm no dia 14 de março de 1879. Passou sua infância em Munique, onde sua família possuía uma pequena oficina de máquinas elétricas. Em 1905, Einstein doutorou-se pela Universidade de Zurique na Suíça. Nesse mesmo ano, trouxe quatro artigos que revolucionariam a Física. O primeiro deles falava sobre o movimento aleatório de partículas dentro de um fluído. O segundo falava sobre o efeito falava sobre a natureza da luz frente a radiação (teoria que infelizmente viria a ser usada para fins bélicos com a criação da Bomba Atômica) O terceiro seria a famosa fórmula para equivalência entre massa e energia, a E = mc².
Por fim, viria a teoria de que os movimentos do Universo não são absolutos, mas relativos. Vão se modificando a medida em que nos aproximamos da velocidade da luz.
Em 1915, o alemão faria a segunda parte de sua teoria, onde analisaria a influência do espaço-tempo na atração dos corpos.
A nova teoria seria considerada como uma das maiores conquistas intelectuais da humanidade.
Em 1922, Einstein ganhou o prêmio Nobel de Física por essa teoria, depois que ela foi comprovada em um eclipse solar. No dia em questão, Eisntein estava no Japão e não pode receber o prêmio, sendo representado pelo embaixador alemão na Suécia.
Fontes usadas:
Opmerkingen