Há muito tempo que a Casa dos Ambientalistas vem anunciando: o verão está chegando! Porém, o resto do planeta preferia ignorar os alertas, fechar os olhos e seguir com suas vidas.
Afinal tem uma muralha de ozônio protegendo o planeta da chegada do verão. Uma muralha que aos poucos foi sendo destruida por nós! As ondas de calor cada vez mais próximas, afinal: o verão está chegando!
Alguns caminhantes de fogo já conseguiram atravessar a muralha, o calor já pode ser sentido. Os líderes se reúnem para discutir o que fazer, como impedir esse mal que vêm se aproximando, pelo menos em tese. Na prática, nenhum parece realmente preocupado com a chegada do verão! Ainda parece algo distante que dá para continuar adiando!
Nem mesmo o líder da nação que viu esse calor de perto parece preocupado! Claro, deu um discurso lindo e forte, mil vezes superior que o governante anterior que negava o aquecimento global e dizia que a responsababilidade das queimadas na Amazônia era do Leonardo DiCaprio, mas está longe de ser o suficiente.
De nada adianta pedir para diminuir o uso de petróleo se quando o senhor sai do microfone, vai negociar a entrada do Brasil na OPEP. O verão chegou, senhor presidente, e não vai conseguir impedir seu avanço na lábia! Não dá para enrolar a natureza, não dá para negociar um acordo com o Sol para dar uma moderada no calor e nem a camada de ozônio vai se reconstruir porque achou seu discurso bonitinho.
O único jeito de retardar o avanço do aquecimento global é com ações reais! E não é para começar daqui a 30, 50, 100 anos! É preciso sair dessa COP com um plano real para diminuir o lançamento de gás carbônico na atmosfera e de fato aplicá-lo no mundo inteiro. Não dá mais para enrolar ou adiar: o verão chegou e os líderes deveríam estar mais preocupados em parar seu avanço do que com o trono de ferro!
コメント