Na animação de Avatar, cada um dos quatro elementos é representado por um governo e a Nação do Fogo decidiu expandir seus territórios em uma guerra que já dura cem anos.
Em um dos episódios da série, os protagonistas encontram um grupo de rebeldes que queriam impedir a expansão desse governo a qualquer custo. O líder deles tenta convencer o Avatar e sua amiga Katara a usarem seus poderes de dominar a água para encher os gêiseres em um plano misterioso para libertar um vilarejo que foi ocupado pela Nação do Fogo.
Os heróis, acabam descobrindo que o plano era aumentar o nível do rio para explodirem a barragem e inundar o vilarejo e afogar todo mundo. Quando foi questionado, o líder defende dizendo que não haviam inocentes na Nação do Fogo. Um comentário muito parecido com os que José de Abreu usou para justificar a fala machista que ele usou para atacar a Regina Duarte.
É totalmente plausível criticar a atitude da atriz em fazer parte do governo e suas posições políticas. Principalmente quando consideramos que o próprio presidente chegou a chamar os artistas de vagabundos diversas vezes durante a campanha. O que não dá é para usar sua crítica política como escudo para seus próprios preconceitos.
Comments