Uma fala parecida com a que está no título foi dita por Anakin Skywalker durante uma discussão com sua antiga padawan Ahsoka Tano sobre se a República deveria ou não se envolver em uma guerra civil mandaloriana.
Porém, ela também combina muito bem com os dias atuais, onde vivemos nos últimos dois anos uma guerra contra o vírus da Covid e seus aliados negacionistas. Uma guerra que fez milhões de vítimas ao redor do mundo e 700 mil só no Brasil. Uma guerra que parece estar próxima ao fim mas que ainda não acabou completamente! Enquanto surge uma nova ameaça já causando várias vítimas: a varíola dos macacos.
Uma doença que pode ser nova, mas que ganha mais força através de uma velha tática: jogar toda a responsabilidade em cima de uma minoria que já sofre preconceito. Mesma minoria que por sinal já teve outra epidemia atirada em suas costas: a AIDS.
Um aliado desses dois inimigos microscópicos está sentado na cadeira. Resta torcer para que quando a vacina contra a varíola dos macacos for oferecida ao Brasil, estejamos com outro governo no poder e esta guerra não precise levar tantas vítimas quanto a outra está levando.
Comments