Uma das grandes críticas feitas a série Anéis do Poder é o fato de terem colocado a elfa Galadriel como uma guerreira e não aquela senhora pacifista que foi vista na trilogia do Senhor dos Anéis dirigida por Peter Jackson.
Por mais que não tenha muita informações sobre a personagem na segunda era, quem leu O Silmarillion sabe como ela era na primeira era. Ela é colocada como a única mulher a participar do exército de Fëanor quando esse vai enfrentar Morgoth. Tendo depois se voltado contra ele quando Fëanor decidiu destruir os telerin durante a batalha de Aqualondë.
É de se imaginar que no começo da segunda ela continuaria como uma guerreira até o momento que ela decidisse seguir com seu marido Celeborn para se tornarem os governantes de Lothlórien.
Dois videos interessantes que eu recomendo para saber mais sobre esse assunto foram feitos pela equipe do Tolkien Talk, um detalhando todas as citações que o próprio Tolkien fez sobre as atitudes dela como guerreira ao longo de seus diversos textos e outro com uma entrevista deles feita com um dos grandes amigos de Christopher Tolkein e editor do livro A Natureza da Terra-Média que confirma isso tudo.