31 de Março de 1964, uma data que precisa ser lembrada. Não de maneira positiva, idolatrando e louvando os que tomaram o poder a força como alguns insistem em fazer.
Não, ela precisa ser lembrada como o que de fato é: o começo da pior era que o Brasil já passou. O aniversário da Ditadura Militar deveria ser um momento para refletirmos, entendermos os erros que foi em se deixar levar por discursos de ódio, aceitar abrir mão da própria liberdade para impedir que o "inimigo" chegue ao poder. Relembrarmos as torturas, os exílios, os sumiços misteriosos que foram cometidas pelos militares em nome da caça aos comunistas.
Entender os reflexos que a polarização da Guerra Fria trouxe para nosso país para não cometermos novamente, ainda mais nos dias atuais de fake news espalhadas nas bolhas das redes sociais. Não devemos nos fechar para a Força e tratá-lo como um dia qualquer pois esse foi o grande fracasso brasileiro. E como o Mestre Yoda nos ensinou no Episódio VIII: o fracasso o maior professor é.
Comments