Desde que lançaram o primeiro Homem de Ferro em 2008, a Marvel Studios vem se destacando no cinema com seu universo compartilhado.
Todos os filmes interligados, geralmente com uma cena pós-créditos para conectar com o próximo filme do universo.
Os filmes sempre se destacam entre as maiores bilheterias do ano, o que fez com que cada estúdio quisesse ter o seu próprio universo compartilhado. A Universal tentou criar o Dark Universe unindo todos os seus monstros e a Warner tentou criar o DCEU unindo todos os heróis da DC. Porém, nenhum desses universos conseguiu alcançar o sucesso esperado. A DC agora começou a deixar a ideia de lado depois dos fracassos com Esquadrão Suicida e Liga da Justiça para focar em filmes isolados sem conexão com nenhum filme anterior e já trouxe resultados com o filme do Coringa. A Universal nunca conseguiu fazer um universo, já que o primeiro filme (A Múmia) foi um fracasso de bilheteria.
A Fox e a Sony também tentaram fazer seus universos compartilhados usando os heróis da Marvel que eles tinham direito. Fox planejava unir os X-Men com o Quarteto Fantástico, mas o filme acabou sendo um fracasso e o estúdio não iria arriscar misturar com os mutantes que já estavam fazendo um sucesso. A Sony só tem direitos sobre os personagens do universo do Homem-Aranha, mas isso não a impediu de planejar filmes paralelos focados nos vilões ou mesmo em parceiros do herói, mas todos girariam em torno do filme O Espetacular Homem-Aranha 2 que foi um fracasso tanto de bilheteria quanto de crítica. Fazendo com que eles tivessem que fazer uma parceria com a Disney para lançar o Homem-Aranha dentro do MCU. A Sony voltou a planejar seu universo compartilhado dos vilões do Homem-Aranha com a bilheteria do filme solo de Venom (apesar de a crítica não ter sido positiva).
A Escola Marvel terá um novo aprendiz, já que o próximo filme animado do Scooby-Doo iniciará o universo compartilhado da Hanna-Barbera, já trazendo personagens de outras animações como Falcão Azul e Bionicão, além do Dick Vigarista de Corrida Maluca. A expectativa para essa animação e para esse universo compartilhado já está gerando uma grande expectativa na mídia. Resta esperar para ver se esse aprendiz conseguirá passar de ano ou será mais um na lista de reprovados por essa rígida escola de cinema.
Comments