Recentemente saiu o trailer do novo jogo Assassin’s Creed e a galera que reclama de mimimi começou a fazer o que? Mimimi!
Acontece que o jogo que se passará no Japão feudal terá como um dos protagonistas Yasuke, "um samurai negro, e aí já começou a choradeira. Pessoas reclamando que isso seria lacração, que isso não seria possível do ponto de vista histórico.
Em primeiro lugar, estamos falando de uma franquia de jogos de videogame que mistura elementos históricos com muitos elementos de ficção científica e de mitologia e não necessariamente busca ser uma adaptação fidedigna da realidade.
Em segundo lugar, estamos falando do primeiro de um jogo principal da franquia que realmente existiu! Sim, existiu! Por mais que tenha muitos mitos e lendas sobre Yasuke, uma coisa é consenso entre os historiadores: ele realmente existiu! Sua história inclusive já foi adaptada inúmeras vezes. Talvez a mais famosa delas seja o animê Afro Samurai!
Exigir que o Yasuke seja oriental somente pela história se passar no Japão faria tanto sentido quanto exigir que o Mogli fosse um lobo.
Aproveitando que hoje é o Dia do Orgulho Nerd, eu gostaria de fazer o pedido para parar de ficar resmungando sempre que uma minoria assume o papel de protagonista em uma obra! Vai lá e só aproveita a obra. Só se permita se divertir! Se por acaso não gostar, tudo bem, acontece. Mas não vá xingar e atacar quem gostou. Deixe que cada um seja livre para gostar daquilo que faz feliz, de poder se sentir confortável de fazer parte de um universo sem julgamentos. Muito menos não vá xingar quem desenvolveu a obra. Quer criticar, pode criticar. Mas acompanhe a obra primeiro, e saiba apontar o que não gostou com respeito.
Ter um negro ou uma mulher em destaque não é lacração. O que você chama de cultura woke nada mais é que somente diversidade para conquistar novos públicos. Então, pare de ser a pessoa que só reclama nas redes e só se deixe ser feliz aproveitando as obras que ama.
Comments