Não é um filme ruim, mas está longe de ser o final épico que essa saga merecia!
As pontas soltas que J.J. Abrams prometeu fechar são respondidas de qualquer jeito, ao mesmo tempo em que o diretor de Lost decide voltar as origens e trazer ainda mais perguntas para o último filme. O pior é que não dá para ter certeza se ele deixou elas intencionalmente para serem respondidas em livro ou quadrinho, ou se foi problema na hora de contar a história. Um exemplo disso é o que vem deixando os fãs preocupados desde o primeiro trailer: o retorno do Imperador. Não há qualquer preocupação em explicar como ele voltou, simplesmente está lá e em um planeta que nunca foi mostrado na franquia.
O filme traz diversos novos personagens tanto do lado dos heróis quanto dos vilões, mas a grande maioria deles não faz muito para justificar sua presença no filme. As únicas exceções são os Cavaleiros de Ren que recebem um peso muito grande nesse filme. Talvez sejam os vilões mais interessantes desse filme.
O filme também tem seus momentos bons e emocionantes, a relação entre os três protagonistas melhora muito e as homenagens feitas a Leia ficaram lindas. A maneira como eles encaixaram as cenas da Carrie Fisher ficaram muito boas e conseguiram trazer um final descente para a personagem. Além disso, as batalhas são muito boas. Tanto as de nave quanto as de sabre-de-luz. A trilha sonora do John Williams está fantástica também.
Parece que o filme todo foi com o J.J. Abrams tentando responder as críticas feitas a Os Últimos Jedi ao invés de contar uma história. Aliás, esse parece ser o foco da trilogia como um todo. O Episódio 7 foi uma respostas as reclamações dos prequels, o 8 traz um monte de plot twist porque o anterior tava muito igual ao 4, por fim o 9 passa o filme todo forçando a trama a voltar a ser parecida com a trilogia clássica.
Toda trilogia tem a sua ovelha negra, e parece que A Ascensão Skywalker é o dessa. Claro que como fã da franquia, isso não vai me impedir de rever esse filme várias e várias vezes ou ignorá-lo quando for fazer uma maratona e pode ser que a minha impressão do filme mude com o passar dos anos. Por enquanto, parece que J.J. Abrams entrou em um grupo de Star Wars e fez uma postagem perguntando como seria o roteiro do próximo filme.
Comments