Os jedi destroem os droides que estavam levando a rainha Amidala e suas ajudantes. Os jedi explicam que a s negociações nunca aconteceram.
Qui-Gon , Obi-Wan e Jar Jar levam a rainha até o espaçoporto. Obi-Wan liberta os pilotos que viraram reféns enquanto Qui-Gon tenta negociar com o droide comandante e com a falha na negociação, Qui-Gon destrói o droide e todos partem para o espaço.
Durante a saída, as naves de bloqueio atiram na nave real. Eles mandam os astromecânicos para consertar a parte que foi destruída. Quase todos os droides acabam explodindo com exceção de um que consegue consertar a nave. A rainha pergunta para seu comandante qual era o código do droide e ele responde que ele se chamava R2-D2.
A rainha pede para que Padmé limpe o robô. Enquanto ela faz a limpeza, Jar Jar aparece para conversar com ela.
Enquanto isso, Nute recebe o chamado de Darth Sidious que pergunta se a rainha assinou o tratado de rendição e ele respondeu que a nave dela conseguiu escapar e não havia maneira de descobrir a localização. Sidious diz que um sith conseguiria localizar e envia seu aprendiz Darth Maul atrás da nave.
Apesar de R2 ter consertado o casco, uma peça acabou sendo quebrada e precisaria de reposição. Qui-Gon decide que o melhor lugar para eles irem seria Tatooine, já que a Federação não teria poder sobre aquele planeta.
Qui-Gon Jinn, R2-D2 e Jar Jar Binks saem para conseguir a peça enquanto Obi-Wan ficaria para proteger a rainha. Enquanto estavam saindo, o capitão Panaka diz que a rainha ordenou que sua acompanhante Padmé fosse junto. O grupo explora a cidade e descobrem uma loja de peças de um toydariano chamado Watto. Qui-Gon fala sobre a peça que eles precisam e Watto fala que tem a peça e vai com Qui-Gon até o lado de fora negociar enquanto chama Anakin para cuidar da loja. Anakin e Padmé conversam (com Anakin dizendo que ela parecia um anjo de Iego) enquanto Qui-Gon Jinn tenta usar um truque mental para convencer Watto a aceitar o dinheiro da República, mas não funciona com toydarianos. Qui-Gon Jinn chama Padmé e Jar Jar e saem da loja.