Lorde Asriel se reúne com os Catedráticos, entre eles estava o Reitor e o Bibliotecário discutindo sobre a tentativa frustrada de envenenar Lorde Asriel. Lyra escutava os dois discutindo como eles poderiam reverter a situação e impedir a ideia de Lorde Asriel.
O lorde mostrou vários slides mostrando o que foi chamado apenas de Pó, algo feito de nitrato de prata e que teria relação com a aurora boreal. Em uma imagem da aurora, poderia-se ver uma cidade aparecendo, supostamente vindo de um outro mundo. Lyra espionava tudo, mas não conseguia entender o que o tio estava investigando.
Também viu seu tio levar a cabeça do Dr. Grumman que também foi Catedrático na faculdade de Jordan em Oxford e estava estudando o Pó.
Em um determinado momento, Lyra acaba adormecendo e é acordada depois por Lorde Asriel quando os Catedráticos foram embora. Lyra queria saber o que era o Pó, mas seu tio diz que não era assunto para ela e que deveria voltar para a cama.
Enquanto isso, o Reitor e o Bibliotecário discutem sobre a ideia de a faculdade de Jordan ser acusada de heresia por permitir a investigação de outros mundos, também conversam sobre o futuro previsto para Lyra e que eles poderiam contar para a garota sobre o Pó.