Aang e Katara voltam para a aldeia e Sokka acusa Aang de ter enviado um sinalizador para a Nação do Fogo. A avó concorda com Sokka e pede para Aang deixar a aldeia.
Aang e Appa saem e deitam-se em uma construção de iceberg quando veem um navio da Nação do Fogo chegando perto da aldeia. Aang ordena que Appa fica enquanto parte para enfrentar o Príncipe Zuko e finalmente confessa se tratar mesmo do Avatar.
Aang concorda em ir com Zuko caso ele deixe a aldeia em paz. Sokka e Katara percebem o sacrifício de Aang e decidem resgatá-lo com o apoio de sua avó. Os dois montam em Appa e voam até o navio de Zuko, onde Aang estava tentando fugir dele e de Iroh.
Em sua fuga, Aang acaba caindo na água e entra no estado avatar, ficando com suas tatuagens e olhos brancos. Ele usa uma grande dobra d'água para lutar com os soldados de Zuko.
Katara e Sokka finalmente resgatam Aang e voam enquanto uma grande neve cai em cima do navio, deixando Zuko parado por um tempo.
Katara pergunta como Aang conseguiu usar a dobra d'água, mas Aang não consegue explicar o que aconteceu. Eles decidem ir até o Polo Norte para aprenderem a dobrar água juntos.