A Garrafa de Tokay
Lorde Asriel é o tio de Lyra e é um membro importante da corte inglesa. Ele chega de uma viagem secreta e vai direto para uma reunião com os catedráticos na faculdade Jordan na universidade de Oxford.
O Reitor sabe que ele adora a safra de vinhos de Tokay e coloca veneno em um deles para matar Lorde Asriel. Por sorte, sua sobrinha estava escondida e consegue impedir que ele tome o vinho.
Ele pede para o Porteiro trazer um projetor para ele fazer sua apresentação sobre algumas espécies que ele havia descoberto. Quando o Porteiro chega, ele dá um jeito de fazer parecer que o Porteiro havia derrubado a garrafa de vinho e pede para ele limpar.
A Ideia do Norte
Lorde Astral leva várias imagens que mostram os fenômenos que estavam acontecendo no Norte e pede para que os catedráticos auxiliem a pesquisa.
Os Catedráticos acabam aceitando e Lorde Astral planeja seu retorno para o Norte, enquanto pergunta para Lyra se ela havia espionado o Reitor. Lyra confirma que ele e o Bibliotecário haviam armado para envenená-lo.
Lorde Astral pede para ela voltar para o quarto sem comentar nada sobre o que havia acontecido.