A luta de Obi-Wan Kenobi contra Anakin Skywalker / Darth Vader em Mustafar é talvez a cena mais icônica de toda a trilogia prequel.
De acordo com essa teoria, todos os acontecimentos de Mustafar foram planejados pelo Imperador, incluindo ter seu aprendiz queimado na lava do planeta.
Anakin Skywalker se tornou um rosto conhecido como um dos principais generais jedi das Guerras Clônicas, defendendo vários sistemas dos separatistas. Para que o discurso de que os jedi haviam traído a República e que por isso eles precisavam ser caçados, o Imperador não poderia ter ao seu lado um rosto de um cavaleiro jedi como Anakin Skywalker.
Claro, o Imperador poderia mudar o discurso e dizer que Anakin foi o único que questionou as atitudes dos jedi e por isso deixou a ordem, mas o principal rosto dos separatistas também era um jedi renegado, a comparação com Conde Dokkan seria imediata.
Então a mudança na aparência de Vader para um ser de armadura preta foi extremamente benéfica para o Imperador. Ninguém saberia o que haveria debaixo da armadura, junto com a capacidade de matar qualquer um que fique no seu caminho o tornaria temido por qualquer um dentro do Império.
Além disso, os acontecimentos em Mustafar fizeram com que Vader quebrasse suas ligações com Anakin. O ódio pelo amigo Obi-Wan que agora tentara lhe matar assim como por sua esposa Padmé que havia levado ele para o planeta. Padmé acaba morrendo de desgosto ao saber das atitudes que Vader havia escolhido e Obi-Wan agora estava escondido, com medo de ser morto pelo Império. As duas pessoas que tinham mais risco de trazê-lo de volta para o lado da luz foram eliminados de sua vida.
Mandar Anakin para o templo jedi para matar crianças, faria com que qualquer jedi sobrevivente a Ordem 66 soubesse que ele havia passado para o lado negro e tentaria eliminá-lo. O Imperador que os clones destruíssem as câmeras, mas ele queria que os jedi vissem que Anakin era seu aprendiz agora. Assim como sabia que enviá-lo que enviá-lo para um planeta de lava poderia ser perigoso, caso tivesse um confronto com alguém mais poderoso do que a Federação do Comércio.
Claro que não havia como ter certeza de que o adversário de Anakin seria Obi-Wan, mas quando o Comandante Cody avisou para o Imperador que o corpo dele não foi encontrado, ele pode ter unido o útil ao agradável e ordenado que deixassem ele chegar até o templo jedi, afinal é mostrado no quadrinho Kanan, que os clones haviam armado um bloqueio em Coruscant para o caso deles tentarem voltar para o Templo Jedi.
Isso explicaria como o Imperador chegou tão rapidamente em Mustafar com uma equipe preparada para colocar a armadura nele. Todos os aprendizes de Palpatine foram apenas ferramentas para que ele pudesse ter o controle da Galáxia, Vader não foi uma exceção, foi apenas a ferramenta que ele usou por mais tempo.