O Dia da Colheita
Katniss vive com sua mãe e sua irmã e um bairro do Distrito 12 conhecido como A Costura.
Todo dia, Katniss sai para caçar e vender a carne para alimentar o resto da família. No Dia da Colheita não é diferente, mesmo sendo feriado. Ela vai para a floresta que fica próxima a sua casa, onde encontra Gale que também estava caçando.
Quando os dois terminam sua caçada, eles vendem sua carne na casa do prefeito. Onde a filha do prefeito deseja a todos boa-sorte e diz brincando que tem que ficar bonita caso tenha que ir para a Capital. Isso deixa Gale furioso, já que ele sabe que a menina tem poucas chances de participar dos Jogos Vorazes. Katniss consegue acalmá-lo, afinal a culpa não era dela e sim de todo o método injusto de trocar inscrição por comida. Apesar de precisarem, Katniss nunca deixou que Prim fizesse isso, sendo sempre ela quem fazia essas trocas.
Katniss se prepara para o festival e vai até a praça onde seria feito o sorteio. Katniss fica torcendo para não ser ela, o que de fato acontece pois a escolhida é sua irmã.
O Filho do Padeiro
Katniss fica em choque pela escolha e se oferece como tributo para proteger sua irmã. Prim tenta impedí-la, mas Gale segura Prim para afastá-la.
Ela sobe para o palco enquanto Effie anuncia o nome do tributo masculino que é Peeta Mellark. Ela lembra do garoto, pois ele foi o único a ajudá-la quando ela estava passando necessidade.
A Despedida
Katniss é levada para uma sala onde pode se despedir de seus amigos e familiares. Todos prometem cuidar de Prim.
Madge aparece no final entregando um broche em formato de tordo.
Ela e Peeta são levados ao trem dos tributos, onde comem uma refeição farta e depois assistem o vídeo com todos os tributos. No fim, ele seu treinador entrar cambaleando de bêbado e vomitando no carpete.