2019 foi o ano em que conhecemos melhor como e por que são criadas as fake news. Tivemos a CPI das Fake News em que a deputada Joice Hasselman declarou que foram criados milhares de bots para disseminarem notícias falsas.
Robôs criados para parecerem pessoas reais nas mais diferentes redes sociais, capazes de convencer humanos a acreditar no que estava nas notícias, sem que elas se importassem em pesquisar. Em outras palavras, eles são criados como replicantes de fake news.
Coincidência ou não, 2019 é o ano em que se passa o filme Blade Runner. Onde existem replicantes capazes de se passar por humano a uma primeira vista. Tanto os replicantes do filme quanto os da vida real não conseguem enganar para sempre e a partir de questionamentos, os Blade Runners conseguem detectar quem é replicante e quem é humano.
A diferença entre os dois tipos de replicantes é que os do filme passaram a seguir seus próprios desejos e são perseguidos pelos humanos enquanto os da vida real seguem o propósito político dos humanos.
Se 2019 foi o ano dos replicantes, torçamos para que 2020 seja o dos Blade Runners.
Comments