Quando O Despertar da Força saiu em 2015, muita gente reclamou que ele parecia um remake do filme original de Star Wars.
De lá para cá, eu comecei a perceber que esse filme tem mais a ver com os nossos tempos do que com os anos 70, principalmente em relação aos seus vilões que são nada mais nada menos do que um grupo de pessoas que idealizou o Império como sendo algo bom e grandioso, com financiamento necessário para ir até as últimas consequências para conseguir trazer o Império de volta ao poder.
Se a gente olhar a nossa volta, veremos que existem várias primeiras ordens surgindo ao redor do mundo, idealizando os regimes totalitários de seus países como por exemplo os grupos neonazistas ou mesmo nos Estados Unidos que não chegou a ter um regime totalitário, mas que teve um racismo muito forte balança por aí a bandeira dos Confederados (bandeira que representa o sul do país que foi contra a abolição) ou vestidos como KKK em passeatas na rua.
Mas se viermos para o cenário brasileiro, o cenário não é tão diferente e até pior (talvez por estarmos vivendo nele) com pessoas exigindo a volta da ditadura militar ou mesmo da monarquia. Admito que aquela cena em que Kylo Ren usa a Starkiller para atirar na capital da República, (que na época todo mundo achou que era Coruscant, mas que depois ficou revelado que era Hosnian Prime) eu fiquei imaginando quando saí do cinema o que aconteceria se aquelas piadas infames de Facebook de que devia tacar uma bomba em Brasília se tornassem reais.
O que eu acho bizarro é que dentro desses grupos tem gente que se diz fã de Star Wars, mas parece que dormiu em todas as lições do Mestre Yoda de não ser seduzido pelo lado sombrio ou não prestou atenção na mensagem dos filmes e focou apenas na ação.
Ou então, acham que vão poder ter um sabre-de-luz se a Primeira Ordem tomar o poder. Podem tirar a nave da chuva! Vocês não vão ter um sabre-de-luz e nem os stormtroopers vão ser tão ruins de tiro, muito menos vai ser no espaço. Afinal estamos falando desta galáxia e não daquela que fica muito, muito distante....