Picard e Janeway bem que tentaram, mas no fim parece que a humanidade optou mesmo pela assimilação!
Pelo menos é assim que eu me sinto quando olho para as discussões políticas que aparecem nas redes sociais. Em que todos apenas repetem palavras e compartilham informações, sem parar nem por um instante para refletir sobre aquilo.
Para quem não é trekker, eu vou explicar o que são os borgs e porque eu optei por usá-los para fazer essa metáfora. Os borgs surgiram em Star Trek: A Nova Geração e depois foram aprofundados em Star Trek: Voyager. Eles são uma raça alienígena que compartilha pensamentos, onde todos agem como um único ser, seguindo os propósitos de seu líder (em geral é a Rainha Borg, mas outros já assumiram essa função de líder). Eles viajam de planeta em planeta buscando recursos e transformando membros de outras raças em borgs. Com certeza, eles estão entre os piores e mais famosos vilões da franquia (talvez perdendo apenas para klingons e romulanos)
Parece que estamos agindo da mesma forma nas redes sociais, parando de pensar sozinhos e apenas compartilhando os pensamentos e ações que o nosso candidato a Rei ou Rainha Borg nos envia:
Co...mu...nis...ta;
gol...pis...ta;
co...xi...nha;
pe...tra...lha;
di...ta...du...ra...gay...sis...ta;
lu...la...li...vre;
i...sen...tão;
Sério, as vezes eu tenho mais medo das atitudes dos rebanhos do que dos políticos em si.