Guybrush começa a explorar a Meleé Island. Ele vai em direção a uma clareira que na verdade se mostra como sendo um circo gerenciado pelos Irmãos Fetuccini. Eles estavam discutindo sobre quem vai testar o canhão, mas nenhum dos dois quer e quando Guybrush decide perguntar porque eles usavam roupas tão esquisitas, os irmãos decidem oferecer a Guybrush esse trabalho.
Eles perguntam se Guybrush tem um capacete e ele mostra a panela que havia pego na cozinha. Os irmãos falam que isso deve servir e atiram ele no canhão. Ele bate no poste e os irmãos perguntam se ele está bem. Guybrush está tonto e pergunta para um dos irmãos se ele é a mãe dele e os irmãos falam que ele está bem e pagam o preço pela ajuda e depois começam a discutir quem vai ser o próximo a ir para o canhão. (agora os dois querem participar)
Guybrush volta para a vila e encontra um cara mal-encarado vendendo mapas para o maior tesouro da ilha e depois ele encontra com um grupo de piratas com baixa auto-estima. Eles contam sobre uma história de um grupo de macacos que pilotaram um navio até a Monkey Island.
Depois, Guybrush entra em uma porta e encontra a misteriosa Madame Vodoo que diz que no futuro ele vai parar dentro de um macaco gigante. Que vai ver coisas que não deveriam ser vistas, ouvir coisas que não devem ser ouvidas e aprender coisas que não deveriam ser aprendidas.
Quando Guybrush pergunta que coisas são essas, ela diz que não é o momento e que ele deve descobrir por si só e voltar quando tiver encontrado seu caminho e desaparece. Guybrush pega uma galinha de plastico e vai embora.
Ele vai caminho pela vila até que ouve um sussurro vindo de uma esquina. Quando chega lá, o xerife de Meleé Island aparece e dá uma ameaçada e fala que coisas perigosas podem acontecer em uma esquina como aquela. Guybrush não percebe a ameaça e pergunta se ele também ouviu o sussurro, mas ele diz que não e manda Guybrush tomar cuidado. No fim, Guybrush fica feliz por ter um oficial da lei naquela ilha.