O garoto no iceberg
Sokka sai para pescar com sua irmã. Durante a pesca, ele acaba molhado sem querer pela dobra d'água.
O barco onde os dois estavam é puxado por uma corrente e é destruído pelos icebergs.
Ele reclama que a irmã não usou sua dobra para tirar o barco do caminho e que mulher sempre estraga tudo.
Nesse momento, Katara começa a brigar sobre as atitudes machistas dele enquanto usa sua dobra para destruir um grande iceberg que estava atrás. Sokka percebe e pede para ela parar, mas ele não presta atenção e acaba destruindo o iceberg.
Isso faz com que um outro iceberg todo iluminado sai da água com um garoto dentro. Quando Katara decide salvá-lo, mesmo com Sokka alertando que isso pode ser perigoso.
Ao soltar-lo, saí uma luz gigante que vai em direção ao céu. Sokka suspeita que possa ser um alerta para a Nação do Fogo. Katara diz que isso é ridículo e pede para o garoto não ligar para o paranoico do seu irmão.
O garoto se apresenta como Aang e mostra seu bisão voador, algo que Sokka não acredita que possa ser verdade. O garoto oferece carona para eles e depois de Katara convencer ele de que o bisão era a única opção além de ficar sozinho no meio de um mar congelado e morrer de frio.
Sokka fica com raiva, quando Aang começa a brincar com os garotos que Sokka estava treinando para virarem guerreiros. Aang também acaba destruindo a torre de vigia enquanto demonstrava seu voo.
Quando Sokka pergunta para Aang como ele conseguia ficar relaxado no meio de uma guerra, mas Aang fala que não sabe que guerra é essa.
O Retorno do Avatar
Sokka acusa Aang de ser espião da Nação do Fogo e expulsa Aang da aldeia, mesmo depois de ele explicar o que havia acontecido. Katara insiste em ir junto, mas Sokka questiona ela se realmente preferia ficar com ele do que sua família.
Quando o navio da Nação do Fogo chega, Sokka enfrenta Zuko para defender a aldeia. Aang surge e diz que é o Avatar e se entrega para proteger a aldeia. Sokka e Katara vão resgatar o Avatar montados no Appa. Sokka fica surpreso ao perceber que o bisão realmente podia voar.
Eles veem Aang cair na água e subir usando uma dobra d'água impressionante. Ele desmaia e quando acorda pergunta pelo seu bastão. Sokka vai buscar, mas quando pega, vê o Zuko pegando pelo outro lado. Sokka derruba ele e corre até o Appa e juntos voam em direção ao Polo Norte para que Aang e Katara possam aprender a dobrar a água enquanto Sokka bate nos dobradores de fogo pelo caminho.
O Templo do Ar do Sul
Sokka está dormindo no acampamento, mas Aang o acorda para levá-lo até o Templo do Ar do Sul.
No caminho, Sokka fica com fome mas percebe que Aang havia usado a carne seca para esquentar a fogueira e ele fica chateado.
Quando chegam, ele só se pergunta quando vão encontrar um lugar de comida.
Aang fica preocupado ao ver que o templo estava vazio, mas Sokka tenta alegrá-lo tentando jogar um esporte típico do Templo do Ar. Quando ele é jogado pela bola, ele cai em um local onde tinha um capacete da Nação do Fogo e chama Katara para ver. Ela usa a dobra d'água para esconder o capacete com a neve.
Os três sobem o templo e Aang apresenta uma estátua do monge Gyatso para eles. Ao entrarem no santuário, Sokka fica chateado ao perceber que só tinham estátuas. Um lêmure aparece e Sokka decide comê-lo, mas Aang decide adotá-lo como pet. Uma corrida entre os dois começa, mas Aang usa a dobra de ar para ganhar vantagem.
Quando Sokka encontra Aang, percebe que ele está chorando. Aang havia percebido que os dobradores de ar haviam sido mortos pela Nação do Fogo. Sokka tenta acalmá-lo, mas não tem sucesso e Aang entra no estado avatar.
Sokka explica para Katara o que aconteceu e Katara acalma ele.
O lêmure decide levar algumas frutas para Sokka, o que forma uma amizade entre eles.