Avatar é considerado como uma das grandes animações feitas pela Nickelodeon, utilizando muito da cultura asiática em sua história.
A cultura asiática ficou tão presente nessa franquia que muita gente considera Avatar como sendo um animê, mesmo sendo produzido nos Estados Unidos e não no Japão.
Antes mesmo da história começar de fato, nós somos apresentados a um breve resumo do que é este universo narrado pela Katara da Tribo da Água. Ela conta que o mundo é divididos entre povos de acordo com o elemento que aquele povo domina. Então nós temos a Tribo da Água, o Reino da Terra, os Nômades do Ar e a Nação do Fogo. Porém existia um ser que podia dominar todos os elementos: o Avatar. Toda vez que ele morre, ele reencarna em um povo diferente.
Porém, ele desapareceu há cem anos e durante esse período a Nação do Fogo entrou em guerra com os outros povos. O povo em que o Avatar havia reencarnado eram os Nômades do Ar que foram totalmente dizimados pela Nação do Fogo e muito acreditam que isso fez o ciclo ser quebrado, já que isso poderia ter acontecido antes da reencarnação. Porém Katara termina dizendo que tem esperança de que o Avatar irá voltar e salvar o mundo.
O episódio começa com Katara e Sokka tentando pescar peixe. Sokka tentava pescar com seu arpão enquanto Katara usa sua dobra de água para fazer uma bolha de água em volta do peixe e faze-lo flutuar. Enquanto ela tentava colocar o peixe no saco que estava no meio do navio, Sokka sem querer fura a bolha com seu arpão e acaba molhado.
Sokka reclama das habilidades da irmã e diz que se ele tivesse poderes esquisitos, ele guardaria para si. Depois disso, uma corrente começa a puxar o barco dos dois para cima de um pedaço de iceberg.
Com isso, o barco acaba quebrando e Sokka culpa sua irmã, dizendo que as mulheres sempre acabam atrapalhando. Nesse momento, Katara fica furiosa com as baboseiras machistas ditas pelo irmão e briga com ele, enquanto sua dobra d'água fica fora de controle e acaba destruindo um grande pedaço de iceberg.
Debaixo da água onde ficava o iceberg, subiu um outro iceberg todo iluminado e dentro dele havia um garoto. Katara decide resgatar o menino e quando quebra o iceberg, uma luz muito forte sobe até o céu e foi visto por um navio da Nação do Fogo.
Nesse navio estava o príncipe Zuko e seu tio Iroh. Zuko recebeu a missão de capturar o Avatar e sua honra dependia dessa captura.
Enquanto isso, Aang se apresenta como sendo um dobrador de ar e apresenta aos irmãos seu bisão voador. Por conta do pelo molhado, o bisão não conseguia voar. Aang dá uma carona para os irmãos pela água.
Os três chegam até a aldeia, onde Aang conhece todos os aldeões e eles estranham ao ver um dobrador de ar, pois eles acreditavam que todos haviam sido extintos pela Nação do Fogo.
Aang começa a brincar com os garotos que estavam sendo treinados por Sokka para proteger a aldeia. Sokka pergunta para Aang como ele conseguia ser tão despreocupado quando havia uma guerra acontecendo, mas Aang não sabia de nada sobre essa guerra que já durava cem anos.
Enquanto explorava a aldeia, Aang e Katara encontram um navio da Nação do Fogo que estava preso no gelo. Aang convence Katara a explorarem o navio. Lá dentro, Katara explica sobre a guerra para Aang e ele se toca que ficou congelado por cem anos.
Sem querer, Aang acaba ativando uma armadilha que manda um sinalizador que é visto pelo príncipe Zuko que percebe que ele havia encontrado o seu objetivo.