top of page
Foto do escritorBruno Lago

Oz - Mágico e Poderoso: O Circo Itinerante

Atualizado: 18 de ago. de 2023


Mágico de Oz é sem dúvidas um dos maiores clássicos de todos os tempos. Os livros de L. Frank Baum já foram adaptados para praticamente todo tipo de mídia, seja TV, cinema ou teatro.

A adaptação mais conhecida talvez seja o filme musical de 1939 estrelado pela Judy Garland. Essa versão ficou tão conhecida que seu visual se tornou a base para as próximas adaptações, como o filme Oz: Mágico e Poderoso que se passa 20 anos antes da obra original.

A história nos mostra o ponto de vista do próprio Mágico de Oz. Seu nome é Oscar Diggs, um mágico que faz truques baratos para enganar os ingênuos moradores do Kansas.

Antes da apresentação, ele usa seu charme para conquistar uma moradora e convencê-la a se passar por uma falsa voluntária, algo que ele frequentemente fazia. A estratégia que ele usava para enfeitiçar as mulheres (desculpem pelo trocadilho, mas não resisti) era dar de presente uma caixinha de música que ele jurava que era de sua falecida vó, mas que tinha certeza que ela iria querer que ficasse com elas e blá, blá, blá (não me perguntem como, mas funcionava com todas)

O amigo e parceiro de Oscar aparece para avisar que o espetáculo vai começar e que veio pouquíssima gente. O show começa funcionando mais ou menos da forma que Oz havia planejado, porém no final uma jovem menina de cadeira de rodas pede para ele usar sua magia para fazer ela voltar a andar. Ele tenta convencer a menina de que havia um distúrbio no cosmo e que por causa disso os poderes não estavam funcionariam direito. (aquela velha conversa de não consigo curar porque não há fé porque há pessoas lançando carga negativa que os charlatões usam até hoje mesmo fora do circo)

No final ele corre de volta para sua cabine reclamando com o parceiro que não havia puxado a cortina a tempo. O parceiro reclama e diz que Oscar devia tratar melhor seus amigos. Ele responde que o parceiro não era seu amigo, era só um macaco amestrado. Chega na cabine, uma mulher chamada Annie, a única mulher que ele amava de verdade e conseguia ser sincero. Ela fala que recebeu uma proposta de casamento de John Gale e pergunta para Oscar o que ela deveria responder. Oscar diz que John é um homem bom e honesto e que ela ficaria melhor com ele do que com Oscar. Annie diz que ele também poderia ser honesto se quisesse, mas ele responde que o problema é justamente que ele não quer ser honesto, ele quer ser grande. Ele quer ser uma mistura Harry Houdini e Thomas Edison em uma mesma pessoa.

Nesse momento, Oscar ouve o levantador de pesos ameaçando que vai quebrar a cabeça, pois aparentemente ele havia dado em cima da namorada dele e deu para ela uma caixinha de música da "avó".

Oscar foge e se esconde no balão. O levantador continua perseguindo ele e para conseguir fugir, Oscar corta a corda que prendia o balão no chão e começa a flutuar. O balão começa a ir em direção a um furacão. No olho do furacão, ele começa a implorar pela própria vida, dizendo que ele pode melhorar se tiver mais uma chance. Por um momento, a gravidade para e ele vê um dos carros do circo flutuando. De repente o carro volta com força e bate no balão, fazendo ele cair.

Até esse momento, o filme é todo em preto e branco mas quando Oscar acorda na Terra de Oz, tudo começa a ficar colorido assim como acontece no filme clássico.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
22770482_1151551381645037_3620180033157523665_o.jpg

Bruno Lago

bottom of page