Uma história que surge para parodiar os mais diversos contos de fadas, em especial aqueles feitos pela sua concorrente das animações: a Disney.
O curioso é que agora a Comcast, a atual dona da Dreamworks e consequentemente do Shrek, está novamente sacaneando a Disney, só que dessa vez longe dos contos de fada.
Acontece que a Disney estava prestes a comprar a Fox, o acordo estava praticamente finalizado (faltando apenas o aval do governo americano para garantir que não haveria um monopólio do entretenimento) quando a Comcast aparece nos 45 do segundo tempo para entrar na disputa pela empresa. Fazendo os acionistas da Fox voltarem atrás para decidirem se mantém o acordo com a Disney, se avaliam o acordo da Comcast e pedem por uma contraproposta da Disney. Agora vamos voltar para o mundo pantanoso dos contos de fada.
A história começa com o Shrek lendo um livro sobre uma princesa que é trancada em uma torre alta e guardada por um dragão feroz. Shrek arranca a página do livro e sai do banheiro onde ele estava. Então começa a abertura do filme, com ele fazendo as coisas do dia-a-dia do jeito dele como tomar banho de lama e escovar os dentes com uma pasta de lesma. Ao mesmo tempo em que um grupo da cidade carrega tocha e garfos para atacá-lo. Os homens terminam sendo expulsos pelo Shrek. Um deles deixa um cartaz que pedia recompensa por qualquer criatura de conto de fadas.
No dia seguinte, há uma fila de pessoas trocando criaturas de conto de fadas por dinheiro, entre eles está o Geppetto trocando o Pinóquio. Nessa fila, está uma senhora que vai trocar seu burro falante. o Burro não para de falar, implorando para que ela não o entregue. Quando chega a vez deles, o Burro fica calando. Ele acaba esbarrando em um cara estava atrás carregando um pote com a Sininho dentro. Ele começa a voar, enquanto fica se gabando disso, revelando para os soldados que estavam recolhendo as criaturas que ele de fato era um burro falante.
O efeito do pó da Sininho passa e o Burro cai. Ele começa a fugir, até que esbarra com o Shrek e se esconde dos guardas atrás dele.
O líder dos guardas exige que os dois sejam levados por ordem de Lorde Farquad, mas o Shrek pergunta onde está o exercito dele. o líder olha para trás e percebe que todo seu exército já tinha fugido e vai embora também.
O Burro agradece o Shrek e começa a falar sem parar. O Burro começa a seguir o Shrek enquanto continua a falar, pedindo para ficar com ele pois não tem mais nenhum amigo. Depois do Burro insistir muito, o Shrek acaba aceitando.
Ao chegarem na casa do Shrek, o Burro entra correndo e perguntando onde ele vai dormir e o Shrek fala que ele vai dormir do lado de fora.
De noite, o Shrek ouve um barulho dentro da casa e pergunta se o Burro tinha entrado. O Burro aparece na janela dizendo que está do lado de fora.
Os três ratos cegos aparecem em cima da mesa de jantar, deixando o Shrek com raiva com a invasão de privacidade. Enquanto ele reclama com os ratos, alguns anões colocam o túmulo de cristal da Branca de Neve em cima da mesa. Shrek manda eles tirarem a "mulher morta" de cima da mesa, mas eles falam que a cama já está ocupada.
Ele vai pro quarto e vê que o Lobo Mau está dormindo na cama com as roupas de avó da Chapeuzinho Vermelho. O Shrek pega o Lobo Mau e prepara para jogar ele para fora dela, quando percebe que tem todo um acampamento de criaturas de contos de fada do lado de fora. Um dos três porquinhos explica para ele que o Lorde Farquad expulsou todos eles.
O Shrek decide ir atrás do Lorde Farquad junto com o Burro para exigir que todos os contos de fada possam voltar para suas casas e deixar o pântano dele em paz.