Cuidado, ogro terrível!
O Shrek passa seu dia-a-dia sozinho em sua casa no pântano. Ele leu um livro sobre uma princesa que ficou presa na torre mais alta e protegida por um dragão terrível.
Enquanto ele fazia seus afazeres diários, um grupo de caçadores levam tochas e garfos para capturá-lo. Enquanto eles estavam se espreitando na frente da casa, ele vai para trás deles e assusta os caçadores. Depois cochicha e diz que esse é o momento em que eles fogem.
No dia seguinte, o Burro esbarra com ele porque estava sendo perseguido por guardas. O líder deles exige que os dois sejam levados por ordem do Lorde Farquad. Porém, o Shrek mostra para ele que todo o exército já tinha ido embora.
O Burro passa a seguir o Shrek para todo lado, enquanto não para de falar. O Shrek tenta convencer ele a ir para o seu próprio caminho, mas não tem sucesso. O Burro pede para viver com ele e insiste tanto que ele acaba sedendo.
Os dois chegam no pântano, onde o Burro acaba entrando na casa dele. Ele manda o Burro ir dormir do lado de fora.
De noite, ele repara que várias criaturas de conto de fadas invadiram o pântano dele. Ele decide ir atrás do Lorde Farquad para exigir que elas voltem para suas casas, junto com o Burro.
Bem-Vindos a DuLoc!
Shrek e Burro chegam em DuLoc e ficam surpresos com o tamanho do castelo. Ao entrarem na cidade, eles ouvem o "hino" da cidade e depois vão em direção ao torneio armado por Lorde Farquad.
Lá, ele derrota todos os cavaleiros e é escolhido como campeão de Farquad. Shrek pede para ter seu pântano de volta e Farquad pede que em troca ele vá me uma busca para resgatar uma princesa de um dragão terrível.
Resgatando a Princesa
Shrek e Burro seguem jornada até o castelo da Fiona. Enquanto Shrek procura pelo dragão, Burro procura a escada que leva até a torre.
Shrek encontra a torre enquanto o Burro vem correndo com o dragão atrás.
Shrek tenta lutar contra o dragão, mas é arremessado até a torre da Fiona. Ele acorda a princesa e a carrega até descer toda a torre. Depois disso, ele resgata o Burro e os três escapam do dragão.