O que houve com o Doc?
Marty tem um sonho onde ele está de volta no primeiro momento em que ele viu a máquina do tempo criada pelo Doc. Só que dessa vez, o Einstein não retorna do futuro para o Doc tinha mandado ele para o experimento. O Doc pede para que o Marty pegue o caderno com as anotações dele. Quando o Marty começa a estranhar pelas mudanças que estavam acontecendo, o Doc começa a desaparecer.
Marty acorda assustado e a mãe tenta acalmá-lo falando que agora ele está de volta ao presente. Ele então percebe que ele está atrasado para a venda que estava acontecendo na casa do Doc, já que ele estava fora há muito tempo.
Marty questiona o pai, pedindo para que ele não continue a venda porque ele está só em um "viagem". O pai sugere que ele poderia estar fugindo de credores.
Marty começa a passear pela casa do Doc, até encontrar a maquete que o Doc havia feito em 1955, para ajudá-lo a voltar para 1985. Na representação da casa do relógio, havia o caderno de anotações do Doc. Antes que o Marty pegue, o Biff toma a casa dele e acaba encontrando o caderno.
Marty tenta pedir pelo caderno de volta, mas não tem sucesso. Nesse momento, ele percebe que o seu pai está colocando uma caixa onde está a guitarra dele. Ele pergunta porque a guitarra está lá e o pai pede desculpa e foi um engano. Marty pega a guitarra e vai até o amplificador, onde aumenta o volume para tocar melhor. O Biff tenta tomar a guitarra, mas o George manda ele devolver. Marty toca de um jeito que o Biff não gosta e acha que ele está destruindo o rock'n roll.
Marty pede para que o pai deixe ele enfrentar o Biff sozinho. O pai diz que vai ficar longe enquanto ele toma suas próprias batalhas. Então o Marty vai de novo tocar a guitarra e novamente o Biff toma a guitarra. Nesse momento, o Marty aumenta o amplificador ao máximo. Isso faz com que ele seja jogado para trás no momento em que ele toca a guitarra. Marty aproveita e pega o caderno e se pergunta onde estaria o Doc.
Nesse momento, ele vê o DeLoren chegando e de lá só sai o Einstein.
A Colecionadora de Notícias
Marty entra no carro e vê que lá dentro tinha um gravador explicando que se o DeLorean tivesse voltado sozinho, era porque ele estava em perigo no passado ou no futuro. Ele também encontra um sapato feminino.
Marty leva o sapato feminino para o Einstein cheirar e ele guia Marty até um apartamento da senhora Edna Strickland.
Marty mostra o sapato para Edna e ela percebe que é o mesmo que ela havia perdido. Marty sobe e começa a conversar com ela sobre a época em que ela perdeu o sapato e ele descobre que uma antiga taberna foi destruída e no lugar havia sido construída uma locadora. Marty percebe que a locadora foi construída em 1932, o que faz ele concluir que a taberna foi destruída no ano anterior.
Quando Edna vai na cozinha olhar a água que ela estava esquentando, Marty começa a procurar pela notícia da destruição da taberna e descobre que o responsável teria sido o prórpio Doc, sob o nome de Carl Sagan.
Mary acaba esbarrando na pilha de notícias, derrubando boa parte delas. Isso faz Edna ficar furiosa e expulsá-lo da casa.
Marty começa a se preparar para voltar no tempo, quando seu pai aparece para perguntar que roupas eram aquelas. Ele inventa uma desculpa de que eram para um trabalho novo que ele havia arranjado. Quando o pai vai embora, ele entra no DeLorean e volta para 1931.
O Ano de 1931
DeLorean acaba voltando no meio de uma troca de tiros entre um carro da polícia e um da máfia. Felizmente nenhum tiro acerta Marty ou Eisntein.
Marty deixa o carro atrás de um outdoor e parte para Hill Valley a pé.
Caminhando pela cidade, ele encontra com uma jovem Edna Strickland que o entrevista sobre o terrorismo de Carl Sagan ao destruir a taberna. No fim, ele se apresenta como Sonny Crockett.