Eu escolho você!
Pikachu é um pokémon que não gosta de ficar dentro de uma poké-bola. Mesmo assim, ele ficou confinado dentro de uma por um tempo indeterminado.
Depois que todos os três iniciais foram escolhidos, o Professor Oak não tem escolha a não entregá-lo ao Ash, mesmo sabendo que ele não gosta muito de humanos.
Quando o Ash vai tentar abraçá-lo, ele dá uma descarga elétrica nele. Depois, quando o Professor Oak vai entregar as poké-bolas e a pokédex para o Ash, ele dá uma nova descarga elétrica.
Depois ele e o Ash saem do laboratório e são recepcionados pelo povo de Pallet, a mãe do Ash pergunta porque ele não fica na poké-bola. Ash então começa a jogar a poké-bola, pedindo para o Pikachu entrar dentro. O Pikachu apenas devolve a poké-bola de volta para a mão do Ash.
Délia acha que isso é uma brincadeira entre os dois e que portanto eles já devem ser amigos. O Ash confirma e diz que os dois juntos serão imbatíveis, mas a mãe diz que o Pikachu é um pouco estranho. Então, ele lança uma nova descarga elétrica que atinge todo mundo que estava torcendo pelo Ash.
Durante sua jornada, ele é carregado por uma corda durante mesmo sem ele estar muito afim. O Ash pergunta para ele qual é o problema, mas ele só consegue pronunciar o seu nome, então ele não consegue explicar. O Ash solta o Pikachu para tentar melhorar a amizade, mas não adianta.
O Pikachu sobe para cima de uma árvore, onde fica rindo das falhas do Ash para capturar um pokémon sozinho. Essa falhas fazem com que o Ash acabe atirando uma pedra em um Spearow.
O Spearow começa a atacar o Pikachu sem parar. Depois de muitos desvios, o Pikachu lança uma descarga elétrica que faz o Spearow cair no chão. Ele chama os companheiros, logo um bando de Spearow começa a perseguir os dois. Em um momento, o Pikachu fica muito na frente do Ash e isso faz com que os Spearow ataquem ele, deixando-o muito ferido. Ash o pega no colo e corre até chegar em uma cachoeira.
Ash pula com ele no colo e ambos são levados pelo rio, mas quase são atacados por um Gyarados. Misty consegue pescá-los a tempo. Preocupada com o Pikachu, ela manda o Ash ir para um Centro Pokémon. O Ash pega emprestado a bicicleta dela e pedala o mais rápido que pode, enquanto conforta o Pikachu dizendo que logo, logo chegarão no Centro. A bicicleta cai e o Ash pede para ele entrar na poké-bola, enquanto o Ash chama a atenção dos Spearow.
O Pikachu decide atacar os Spearow ao invés disso e dá um Thunder Shock neles. Eles se tornam amigos e ficam felizes em ter vencido. Os dois observam um pokémon misterioso voando em um arco-íris.
Emergência Pokémon
Pikachu é carregado nos braços de Ash até a cidade de Viridian, mas é barrado pela policial Jenny, mas Ash consegue provar que o Pikachu é seu. Juntos, Ash e Jenny levam o Pikachu até o centro pokémon.
Pikachu é levado para dentro do hospital para ser tratado.
Quando se sente melhor, ele vê Ash e Misty sendo perseguidos pela equipe Rocket. Pikachu pede para Ash por mais energia. Ele usa essa energia para aumentar seu poder e acaba destruindo o Centro Pokemon e mandando os vilões pelos ares.
Ash Pega um Pokémon
Pikachu fica feliz e comemora quando Ash captura Caterpie. Ele revela que gosta da Misty já que a deixa fazer carinho nele.
Quando ele percebe que Caterpie está triste porque a Misty não gosta dele, Pikachu tenta reconfortá-lo durante a noite conversando com ele.
No dia seguinte, eles encontram um Pidgeotto selvagem e Pikachu fica chocado ao notar que Ash decidiu usar Caterpie para enfrentá-lo. Em um momento, Ash percebe que era melhor trocá-lo pelo Pikachu. Pikachu então usa o choque do trovão para que Ash possa capturá-lo.
A Equipe Rocket aparece muito interessada no Pikachu. Koffing lança um tiro de lama que cobre os olhos o que faz ele ficar incapaz de lutar e fica no colo de Misty.