Eu escolho você!
Ash é um garoto de 10 anos que sonha em se tornar um Mestre Pokémon. Para isso, ele decide assistir uma batalha pokémon no dia anterior ao começo de sua jornada pokémon.
Sua mãe manda ele ir para cama, mas ele está muito ansioso para conseguir dormir. Sua mãe troca para o canal, onde o Professor Oak explica sobre cada um dos três iniciais que são dados a treinadores iniciantes.
Quando está dormindo, ele sonha com cada um desses três pokémon. Acaba destruindo o despertador durante o sono. Isso faz ele chegar atrasado no laboratório do Professor Oak. Assim que chega, ele esbarra com seu rival Gary que esfrega na sua cara que já tem um Pokémon, ao contrário de Ash.
O Gary vai embora e o Ash encontra-se com o Professor Oak. Ele pede para o professor lhe dá seu primeiro pokémon, dizendo que está preparado para se tornar um treinador.
Os dois vão para a mesa, onde ficam as poké-bolas dos iniciais. Só as poké-bolas, porque os inciais já foram escolhidos por outras crianças que chegaram na hora.
Isso faz com que só sobre um pokémon: o Pikachu. Porém o Pikachu é tímido e não gosta muito de pessoas. O Pikachu dá uma rajada elétrica quando o Ash tenta abraçá-lo.
Os dois saem do laboratório e são recepcionados por uma parte da população de Pallet. Delia questiona porque o Pikachu não está na poké-bola. O Ash joga a poké-bola, mas o Pikachu bate na poké-bola. Parecendo uma brincadeira entre os dois.
Durante a jornada, o Ash tenta fazer amizade com o Pikachu, mas acaba falhando. Isso faz com que ele precise capturar os pokémon sozinho.
Ele tenta capturar um Pidgey usando sua camisa, mas sem sucesso. Depois um Rattata tenta roubar sua mochila. Por fim, ele atira uma pedra para tentar capturar um Spearow.
O Spearow fica com raiva e começa a atacar o Ash, assim como o Pikachu. Ele começa a focar seus ataques no Pikachu, por ter raiva de pokémon criados por humanos. O Pikachu consegue lançar uma rajada elétrica em cima deles.
Eles começam a ser perseguidos pelos Spearow, enquanto o Pikachu fica fraco. Eles saltam de uma cachoeira e são levados pelo rio.
Os dois são pescados pela Misty. Depois, Ash pega emprestado a bicicleta da Misty e começa a pedalar o mais rápido que pode em direção ao Centro Pokémon.
A bicicleta acaba virando e os dois caem no chão. Ash insiste para que o Pikachu entre na poké-bola enquanto ele chama a atenção. No fim, o Pikachu vai defender o Ash.
Eles vencem e veem um pokémon misterioso voando por cima de um arco-íris.
Emergência Pokémon
Ash consegue chegar em Viridian, mas é barrado pela policial Jenny que pergunta o que ele fazia com aquele Pikachu machucado. Depois de muita conversa, Ash convence a policial de que o Pikachu é dele. Juntos, ele e a policial vão até o centro pokémon e Ash pede para que a enfermeira Joy cuide de seu Pikachu.
Ele fala com sua mãe e depois com o Professor Oak. Quando acaba de conversar com eles, Misty aparece e exige uma nova bicicleta, mas Ash pede por um tempo para colocar tudo em ordem e ajudar seu Pikachu.
Quando Pikachu fica melhor, eles são cercados pela equipe Rocket. Ash tenta usar alguns pokémon que estvam sendo tratados no centro para enfrentá-los, mas não tem sucesso.
Ash tenta levar seu Pikachu para longe da equipe Rocket, mas logo é cercado de novo. Ash usa o que sobrou da bicicleta da Misty para dar mais energia para Pikachu e assim mandar os bandidos para o ar.
Eles vão para a floresta de Viridian e encontra um Caterpie selvagem e se prepara para capturá-lo.
Ash Pega um Pokémon
Ash Ketchum captura o Caterpie apenas lançando a pokébola e comemora com o Pikachu. Tenta convencer Misty a gostar dele, mas ela morre de medo de insetos.
No dia seguinte, Ash encontra um Pidgeotto e ela usa o Caterpie contra ele. Misty conta para ele que isso era um absurdo já que pássaros comem insetos. Ele então retorna o pokémon e usa o Pikachu contra ele. Depois captura-o.
Mais tarde, a Equipe Rocket aparece interessada no Pikachu e lançam dois pokémon contra ele. Ash fica indignado e decide que vai usar apenas um pokémon como diz as regras. Usa primeiro o Pikachu que fica com os olhos cobertos por uma lama, depois usa Pidgeotto que é facilmente derrotado, sobrando então apenas o Caterpie.
Ash usa Caterpie que acaba amarrando os pokémon adversários, assim como Meowth depois e usa a cabeçada para mandá-los para longe. Ash pede para Misty parabenizá-lo por um bom trabalho. Nesse momento, Caterpie evolui para Metapod.