A Filha do Governador
Norrington era o comandante de uma nave da marinha britânica.
Ele chama a atenção do sr. Gibbs por importunar a Elizabeth e depois conta pra ela que os piratas são criaturas vis e mereciam a morte.
Oito anos depois, o Norrington é um capitão que está prestes a ser promovido a comodoro.
O Dia em que Capturaram Jack Sparrow
Terminada a promoção, Norrington chama Elizabeth em particular para pedi-la em casamento. Antes que pudesse terminar o pedido, Elizabeth cai no mar. Ele tenta pular para salvá-la, mas é impedido pelos guardas que sugerem que ele poderia cair nas pedras.
Então, ele lidera a marinha até o Porto Real, onde encontram o misterioso Jack Sparrow que havia salvado ela e arrancado seu espartilho. Os guardas apontam suas armas para ele, mas quando Elizabeth fala que Jack havia sido seu salvador, James estica a mão em forma de agradecimento. Jack aperta de volta e nesse momento James aproveita para puxar sua manga e ver a marca de pirata feita pela Companhia das Índias Orientais, tal qual uma tatuagem revelando que seu nome era Jack Sparrow. Norrington algema Jack e o condena a forca por pirataria. Então começa a analisar seus pertences: uma bússola que não aponta para o norte, um révolver com apenas uma bala e uma espada. James conclui que aquele era o pior pirata de quem tinha ouvido falar.
Nesse momento, Elizabeth fala que pirata ou não, aquele era o homem que salvou a vida dela. Porém, Jack começa a usá-la como escudo humano e exigindo seus pertences de volta.
Quando Jack consegue alcançar a corda do mastro, ele joga Elizabeth em cima da marinha e sobe pelo mastro. James ordena que atirem nele, mas Jack consegue escapar de todos os tiros e foge em direção a cidade.
O Ataque do Pérola Negra
Norrington conversa com o governador sobre o pedido de casamento que ele fez para a sua filha quando os dois escutam barulhos de canhões. James pula em cima do governador, protegendo-o. Depois, ele ordena um contra-ataque contra os piratas.