O Caranguejo das Pinças de Ouro Parte I
Haddock é o capitão do Karaboudjan, porém ele vive bebendo e com isso o imediato passa a comandar verdadeiramente o navio.
Ao descobrir isso, ele foge com o Tintim. No navio, ele descobre uma garrafa de rum e acaba bebendo. Como efeito do álcool, ele tem uma daquelas brilhantes ideias que só um bêbado teria: fazer uma fogueira no meio do bote e ainda por cima usando os remos como lenha.
O Tintim acorda com o fogo e resolve apagar ele. Haddock começa a brigar com ele para que ele não apagasse o fogo.
Os dois acabam virando o bote. Logo depois, chega um hidroavião que começa a atirar nele. Os dois se protegem atrás do bote e o Capitão Haddock atira no hidroavião. Acerta bem no motor, o que faz com que o hidroavião caia.
Os dois amarram os pilotos. Durante o voo, o capitão Haddock encontra outra garrafa de rum e decide pilotar o avião. O Tintim nega e o capitão bate nele com a garrafa vazia.
O avião cai e os dois vão parar no deserto do Saara (apesar do Haddock insistir que estavam na Espanha). Eles encontram um dromedário morto por causa de sede e o capitão se assusta por estarem bem na "terra da sede".
O Caranguejo das Pinças de Ouro Parte II
Haddock começa a delirar e acha que Tintim é uma garrafa de vinho. Haddock tenta arrancar a cabeça do Tintim e Milu bate na cabeça dele com um osso do dromedário. Os dois acabam desmaiando e são encontrados por guardas do Delcourt. Os dois são guiados por um par de guardas até a cidade do litoral, mas são encontrados por um grupo de bandoleiros que tentam atirar neles. Eles se escondem para contra-atacar. No fim, eles são salvos pelo tenente Delcourt que decide fica junto deles para evitar mais problemas.
Os dois chegam até a cidade e Tintim sai correndo após ver Allan Thompson e deixa Haddock para trás. Haddock decide ir até o porto, esperar por Tintim e encontra o Karboudjan com um nome diferente e arma um barraco, sendo levado pelos policiais.
Quando ele consegue sair da delegacia, ele é sequestrado por marujos de Allan Thompson.
O Caranguejo das Pinças de Ouro Parte Final
Haddock é levado até um local secreto onde é torturado por Allan Thompson e seus marujos até o momento em que Tintim aparece para resgatá-lo. Eles fogem e saem na mansão do sheik Omar Ben Salaad.
Depois que tudo foi resolvido, Haddock foi chamado para fazer um discurso em uma rádio, mas acaba passando mal depois de tomar água.