O que aconteceria se os super-heróis existissem no mundo real? Como seria a vida pessoal deles? Eles seriam temidos ou adorados? O que aconteceria quando eles destruíssem algum prédio ou trilho de trem em uma luta com um super-vilão? Eles poderiam ser processados? Se eles fossem forçados a se aposentar, eles conseguiram viver normamente?
Perguntas como essas já tentaram ser respondidas pelos mais diversos escritores de quadrinhos, cada um a sua maneira. Entre as tentativas mais famosas estão Watchmen de Alan Moore e Kick-Ass de Mark Millar. Essas tentativas geralmente partem para o lado mais pessimista e sombrio. A Pixar apostou numa forma diferente, mais bem-humorada e um pouco mais otimista, porém sem esquecer os problemas que os super-poderes poderiam trazer.
A história começa com os super-heróis sendo entrevistados. O Sr. Incrível, a Mulher-Elástica e o Gelado falam sobre suas como são suas identidades secretas e suas vontades em descansar de vez em quando.
Aí aparece a logo dos Incríveis e partimos de vez para o começo da história. Os policiais estão perseguindo alguns bandidos. Roberto Pêra escuta sobre a perseguição no rádio de seu carro. Ele ativa um tipo de GPS e controle automático de perseguição. Ele olha para o relógio e percebe que ainda tem tempo para seu compromisso.
Então, ele deixa seu carro perseguir automaticamente os bandidos, enquanto o banco deita e passa a trocar a roupa dele pela do Sr. Incrível. O carro também troca a frente, para ficar com o símbolo dele.
Durante a perseguição, uma velhinha chama a atenção dele e pede para que ele tire o gato da árvore. Ele desce do carro e pede para ela se afastar, então arranca a árvore do chão e chacoalha até o gato cair no colo da dona. Ele então joga a árvore para o outro lado que caí na hora certa para bloquear os bandidos. A polícia os pegam e agradecem o Sr. Incrível pela ajuda. O Sr. Incrível coloca a árvore no lugar e entra no carro. Ao entrar lá, encontra um garoto que se autointitula o Gurincrível. Ele é um garoto do fã clube do herói e quer combater o crime junto com ele. O menino fala que não precisa nem treinar ele, porque ele já sabe todos os golpes e frases de efeito. O Sr. Incrível ejeta ele do carro e acelera.
Ele vai para cima de um prédio, onde encontra um bandido mexendo em uma bolsa feminina e jogando tudo para fora. O Sr. Incrível o interrompe e ele fica morrendo de medo e tenta ameaçá-lo com uma arma. Nesse momento, um braço elástico dá um soco nele. É a própria Mulher-Elástica. Os dois começam a ter uma discussão sobre quem pegou o cara. O Sr. Incrível pergunta se ela tem algo para fazer mais tarde e ela diz que já tem compromisso.
Ele prende o bandido em um cano. Depois o Gelado encontra com ele e pergunta se ele não devia estar se aprontando e ele responde que ainda tem tempo. Nesse momento, um homem está tentando se suicidar e é impedido pelo Sr. Incrível. Ele pega o homem, enquanto ele saltava do prédio e se joga para dentro, junto com o cara. O homem fala que acha que o Sr. Incrível quebrou alguma coisa nele e ele responde que com um pouco de terapia, ele ia conseguir perdoá-lo.
Dentro do prédio, estava o Bomb Voyage roubando um escritório. Nesse momento o Gurincrível volta a aparecer voando pelo prédio, com uma bota com foguetes que ele mesmo construiu. O Sr. Incrível diz para ele voar para casa porque ele trabalha sozinho e Bomb Voyage diz que o uniforme dele é ridículo. O Gurincrível decide provar seu valor e diz que vai chamar a polícia, o problema é que tinha uma bomba presa em sua capa. O Sr. Incrível pede para ele parar para poder tirar a bomba, mas ele não presta atenção e começa a voar, com o Sr. Incrível agarrado na capa.
Durante o voo, o Sr. Incrível consegue arrancar a bomba da capa, mas ela acaba caindo em um trilho de trem, explodindo-o. O que faz com que o Sr. Incrível tenha que segurar o trem cheio de pessoas para que ele não caia.
O Sr. Incrível pede para que a polícia leve o Gurincrível para casa e conte para a mãe dele o que ele andava aprontando. Ele decide pegar o Bomb Voyage mais tarde, pois ele estava atrasado para um compromisso: o próprio casamento.
Na entrada da igreja, ele encontra com seu amigo Lucius que fala que ele está atrasado e alerta que ele ainda está com a máscara. Ele se casa com Helena na frente de um monte de super-heróis, além da estilista Edna Moda.