Bloqueio de Naboo
Gunray é o neimodiano líder da Federação do Comércio.
Nute Gunray está preparando o bloqueio de Naboo.
Ele descobre que o Chanceler enviou dois embaixadores para negociar o fim do bloqueio. Ele decide recpcionar-los e negociar com os dois. Porém tudo muda quando ele descobre que os dois são jedi.
Ele fica com medo deles e decide contactar Darth Sidious. Sidous ordena que eles mantenham o bloqueio e manda matá-los. Gunray atira uma toxina na sala deles. O plano falha e eles continuam avançando até chegarem na sua porta.
Ele percebe que o jedi está fazendo um buraco em sua porta e ordena que ativem uma segunda camada de portas. Ao perceber que isso não está adiantando, ele chama os destroiers para acabar com eles.
O ataque dos destroiers faz com que os jedi fujam e entrem no duto de ventilação.
Ele recebe uma ligação da rainha Amidala de Naboo. Ela pergunta sobre os embaixadores do Chanceler e como está a negociação com eles. Gunray nega que eles tenham chegado.
Gunray corta as comunicações em Naboo e ordena que a invasão começe.
Atravessando o Núcleo do Planeta
Ao começar a invasão, Gunray alerta aos droides sobre a possibilidade dos jedi terem se infiltrado nas suas naves e pede para que eles não sejam subestimados.
Ele conta para Darth Sidious que a invasão está saindo conforme o planejado, mas que a rainha acredita que o Senado ficará do lado dela. Darth Sidious diz que isso não acontecerá e que ela é jovem e ingênua.
Mais tarde, ele vai até a capital do planeta e descobre que a rainha foi capturada.
Caminho para Tatooine
Nute exige que a rainha assine o tratado que oficializa a dominação, porém ela recusa e Nute diz que a dor de seu povo faria ela mudar de ideia e manda os droides escoltarem ela.
Quando a rainha consegue escapar com a ajuda dos jedi, Nute contacta Sidious para explicar para ele o que havia acontecido. Sidious fala que um sith conseguiria localizar a nave e envia seu aprendiz atrás da nave real. Gunray fica assustado de ter mais um sith para lidar.