O Menino Que Sobreviveu
No livro, Hagrid é descrito como sendo um homem duas vezes maior do que um homem e quase quatro vezes mais largo. Com cabelos e barbas emaranhados que cobriam quase todo o rosto.
Hagrid resgata Harry da casa destruída dos Potter em Godric's Hollow e o leva na moto voadora de Sirius Black até a Rua dos Alfeneiros nº4.
Hagrid chega atrasado, mas encontra o Dumbledore e a professora McGonagall esperando-o para entregarem o menino. Durante a despedida, ele é o que fica mais emocionado dentre os três bruxos. Até que Dumbledore o consola e diz que em breve eles voltarão a ver o menino Harry.
As cartas de ninguém
Hagrid dá várias batidas fortes na casa que ficava na ilha deserta onde os Dursley estavam hospedados.
O Guardião das Chaves
Hagrid invade a casa e se apresenta a Harry como sendo o guardião das chaves de Hogwarts. Fica furioso ao saber que Harry não sabia nada sobre sua origem, sobre o mundo mágico ou mesmo o que aconteceu aos seus pais.
Ele então decide explicar toda a história de quem foi Voldemort e de como ele foi conquistando poder e eliminando qualquer um que se colocasse em seu caminho, incluindo Thiago e Lilian Potter. Com exceção de uma pessoa: um bebê chamado Harry Potter.
Válter proíbe o garoto de ir para Hogwarts, mas Hagrid diz que um trouxa jamais conseguiria impedir Harry de estudar em Hogwarts e aprender com o maior mestre em magia de todos os tempos: Alvo Dumbledore.
Válter comete o erro de insultar o diretor de Hogwarts na frente de Hagrid e ele decide lançar um feitiço em Duda, fazendo um rabo de porco nascer nele. Mas pede para Harry não contar para ninguém na escola.